domingo, 5 de março de 2017

Cuidado com o que você conecta à Internet! – Parte 01 [Da série "Privacidade, o que era isso, mesmo?"]

Baby monitor




Cada vez mais teremos “Smart-Cacarecos” conectados à Internet, toda sorte de dispositivos: Webcams, TVs, Geladeiras, Notebooks, Smartphones, Tablets, Videogames, Cafeteiras... e a lista cresce a cada dia... bem como a nossa vulnerabilidade às invasões.
A reportagem anexa mostra que nesta semana, apenas em Barcelona, havia cerca de 22 mil webcams desprotegidas. Vinte e duas mil! E uma delas pode ser idêntica àquela que você instalou na porta da sua casa para controlar diretamente da tela do seu celular... Ou talvez mesmo à webcam do seu notebook...
Há diversas prevenções e cuidados para não ter seu equipamento invadido [vou abordar o tema em futuro post]. Para começar, certifique-se de trocar todas as senhas “originais de fábrica” dos dispositivos conectados, como “admin”, “administrator”, etc, que deixam as portas abertas para invasão.
Veja neste site [www.shodan.io] a grande quantidade de equipamentos desprotegidos, prontos para serem invadidos – por pessoas comuns, como eu e você. Nem precisa ser um “hacker”!
Bem, por enquanto espero ter alertado para a questão da segurança na Internet das Coisas.
Continuo em próximo post sobre o tema.
Até lá!

Por EduMancebo
02mar17


Fonte de Referência: www.radinhodepilha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário